Prana ou Energia Vital

1)Imagem presente em: https://yogabhavani.com.br/prana-energy03/

Prana ou Energia Vital é uma palavra sânscrita que significa Energia Absoluta. É a energia subjacente a todas as formas de vida, desde a mais simples vida vegetal até ao ser mais “completo” que é o Homem.

A filosofia oculta do oriente vai mais longe e defende que o Prana está no Todo, em cada átomo, mesmo onde aparentemente não há vida. Para o ocultista, todo o universo está cheio de vida, desde a substância mais subtil às formas mais complexas, e o elemento comum, o elemento unificador é o Prana.

Tudo o que existe é energia, em que cada elemento está no seu próprio estado de frequência. Desde o invisível correspondente às dimensões mais elevadas até aos mais baixos graus de frequência que se manifestam como matéria. Porém, não se deve confundir Prana com a energia mais subtil que constitui o Espírito Universal.

Está no Todo, mas não é o Todo. O Absoluto transcende tudo o que possa ser imaginável, pois a mente não está preparada para entender o inconcebível, aquilo que não tem forma, mas que está presente em toda a parte.

O Prana é simplesmente o fluido utilizado pelo Todo, se assim se pode dizer, para formar o próprio universo, é a força motriz que põe o átomo em movimento.

Relativamente aos seres vivos, quando se dá o fenómeno da morte, que para o ocultista é, apenas e só, um momento de transição entre frequências, se quisermos de dimensões, o Prana abandona o corpo; e deixando de estar ao “serviço” deste passa a responder às ordens dos átomos individuais, com uma quantidade suficiente que lhe confere a capacidade de se reorganizar e dar forma a outras combinações, devolvendo o restante ao próprio universo.

É o Prana que mantém a ligação entre os átomos. Como disse Yogue Ramacharaka na sua obra A Ciência Hindu-Yogue da Respiração: “este é o grande princípio universal que é a essência de todo o movimento, força ou energia, quer se manifeste como gravitação, eletricidade, revolução planetária ou qualquer forma de vida, desde a mais elevada à mais inferior….Este grande princípio existe em todas as formas da matéria e, entretanto, não é matéria.

Está no ar, mas não é ar nem tão pouco nenhum dos seus agentes químicos.

A vida vegetal e a animal o respiram como o ar; e se isto não tivesse em si o Prana, tudo quanto respira morreria, fosse qual fosse a quantidade de ar respirado. É absorvido pelo organismo juntamente com o oxigénio e, no entanto, não é oxigénio.”

Desta forma, pode afirmar-se que o Prana é um elemento fundamental à vida e, estando presente no ar que respiramos, pode ser utilizado de uma forma consciente, através de técnicas específicas, em benefício do ser humano, especialmente na manutenção da saúde do seu veículo terreno que é o corpo.

Referências   [ + ]

1. Imagem presente em: https://yogabhavani.com.br/prana-energy03/

Vítor Augusto Mineiro

Sou natural do Concelho de Santarém, onde resido, e sou Professor de Matemática. Em novembro de 2000 obtive o 1.º grau de Reiki Usui Shiki Ryoho e em 2017 tornei-me Facilitador de Cura Reconectiva®. Desde muito cedo procurei respostas para as muitas perguntas que surgiam em mim, e por isso mesmo nunca aceitei uma visão materialista e fatalista da vida. Esta tornou-se uma oportunidade para crescer e ir mais além na descoberta da minha verdadeira identidade. O eu que eu julgo ser, não sou Eu, mas sim uma ilusão do ego. Sou administrador do blogue: https://curareconectivamineiro.blogspot.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin