O Poder das Palavras

As palavras que utilizamos, influenciam diretamente a forma como nos sentimos. Elas possuem uma vibração, que ressoa em nós internamente e alteram o nosso estado emocional. 

É muito importante, usar com sabedoria as palavras. Pois estas, têm um poder incrível de alterar o nosso dia a dia, as relações com os outros, a relação connosco mesmo e até influenciar os nossos resultados. Podemos escolher usar as palavras a nosso favor ou contra nós. 

Se o teu discurso é negativo, vais experimentar uma reação negativa a nível interno. Se por outro lado, utilizas um discurso positivo e entusiasta a mesma reação corporal é disparada, mas desta vez positiva, que gera felicidade e bem-estar. 

Para uma boa comunicação, é essencial usar a linguagem com precisão, para a obtenção de melhores resultados a todos os níveis da nossa vida. 

Indico abaixo, algumas das palavras que devem ser alteradas na nossa comunicação, para potencializar a nossa força interior e nos levar a um maior nível de bem-estar.  

Evite usar as palavras: 

  • “NÃO” – Quando utilizamos palavras como “não posso” ou “não consigo”, elas transmitem incapacidade pessoal. Para além disso, a nossa mente não reconhece a palavra “não”, porque ela processa imagens daquilo que dizemos e pensamos. Ex.: “Não pense num elefante azul”, pensou num elefante azul certo? Então ao invés disso, diz antes aquilo que tu queres.
  • “TENTAR” (ser, ter, fazer) – Tem desresponsabilização por detrás e pressupõe a possibilidade de falha. Substituir por “VOU” (ser, ter, fazer) demonstra mais determinação e assume um compromisso.
  • “MAS” – Nega tudo o que foi dito antes. Substituir pelo “E” quando indicado.
  • “PROBLEMA” – Tem conotação muito negativa, dificulta a realidade, é pessimista e derrotista. Diz antes “DESAFIO”, pois o nosso cérebro adora desafios, logo cria uma emoção positiva. Experimenta: “A vida é um problema” ou “A vida é um desafio”. Sentiste a diferença? 
  • “FRACASSO” Substitui por “RESULTADO”. Tudo é o resultado de tentativas e erros até encontrar o resultado expectável. Resultado também demonstra atitude positiva e aceitação.
  • “ESPERO” Suscita a dúvida. Já o “SEI” inspira confiança. Ex.: “espero conseguir fazer…”, “Eu sei que vou conseguir fazer…”.
  • “SE” Transmite incerteza e dá a ideia de desculpa. Utiliza a palavra “QUANDO” que transmite mais determinação e garantia.
  • “DEVO, TENHO e PRECISO” – Indica que algo externo controla a tua vida. Dizer antes “QUERO, DECIDO e VOU” passa determinação, autoconfiança e autocontrolo.

Muda o teu vocabulário e a forma como te expressas e comunicas, para obter resultados positivos na tua vida e para elevares o nível de felicidade e bem-estar. Agora que sabes o poder das palavras, utiliza-as a teu favor. 

Marisa Patrocínio

Terapeuta de Desenvolvimento Humano e Coach na Vertente Psicológica. Acredito que todos nós dispomos de uma força interior motivadora, capaz de gerar uma transformação completa na nossa forma de estar na vida. Num momento de grande sofrimento interno, em que me perdi de mim mesma, fiz uso dessa força e encontrei o amor-próprio, o equilíbrio emocional, a paz de espírito e a harmonia comigo e com os outros. EU CONSEGUI, TU CONSEGUES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin