Essência VS Personalidade

Sabes qual é a forma como te estás a deslocar pela vida? Será em Personalidade ou em Essência? Fica a saber as diferenças neste artigo.

Compartilhar nas Redes Sociais:

Tempo de Leitura: 2 minutos

Muitas vezes confundimos aquilo que somos (essência) com aquilo que pensamos ser (personalidade), também costumamos associar a nossa maneira de estar na vida, que diversas vezes é só o nosso comportamento, com a essência. Iludimo-nos muitas vezes e criamos assim, uma falsa imagem de quem realmente somos. 

Assim sendo, a Essência é o teu carácter, é construída por todos os teus valores e princípios, dons e talentos inatos, aquilo que nasceu contigo, a essência se expressa de forma genuína. 

A personalidade é criada pelo ego que se forma através da experiência de vida, por todo o conjunto de crenças, hábitos e padrões que fomos adquirindo ao longo da vida e logo desde o ventre materno. 

Ao longo da caminhada, a nossa personalidade ganha força e a nossa essência é praticamente anulada e esquecida. Perdemos a nossa capacidade de olhar para nós com amor e compaixão, damos muita importância ao ego, que é a voz do julgamento, da autocrítica, da autopunição e assim se afastamos cada vez mais da nossa essência, gerando insatisfação e frustração na nossa vida.  

Para restabeleceres o equilíbrio em ti, é crucial que vás buscar a tua essência, que busques saber aquilo que verdadeiramente acreditas e és no teu coração. É preciso trazer clareza quanto aos teus valores, princípios e limites e agir de acordo.  

Se estás insatisfeito com a vida, se acreditas seres assim, mau feitio e isso te gera desconforto e mal-estar, tens vícios e instabilidade seja ela de que forma for, é provável que estejas a ser guiado pela tua personalidade.  

Quero salientar, por experiência própria, que tudo aquilo que desejas alterar na tua vida, é passível de ser modificável. Basta que te comprometas à séria, com a tua mudança de comportamento e passes à ação passo a passo. Assim vais cada vez mais, deixar para trás a personalidade e vais despertando a tua consciência para a essência e isto é um processo, que traz enormes benefícios na forma como depois escolhemos estar na vida, em alinhamento com a essência, a nos permitir dar voz ao coração e expressar realmente o que somos.  

Como tudo na vida é questão de escolha, podes escolher ser guiado pela personalidade ou pela essência e está tudo certo! 

Sobre o autor | Website

Terapeuta de Desenvolvimento Humano e Coach na Vertente Psicológica. Acredito que todos nós dispomos de uma força interior motivadora, capaz de gerar uma transformação completa na nossa forma de estar na vida. Num momento de grande sofrimento interno, em que me perdi de mim mesma, fiz uso dessa força e encontrei o amor-próprio, o equilíbrio emocional, a paz de espírito e a harmonia comigo e com os outros. EU CONSEGUI, TU CONSEGUES!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!