Dia 6: A Honestidade

A palavra honestidade tem a sua origem no latim: honestitate.

A honestidade é um valor; uma qualidade ou uma característica de quem é verdadeiro e sério.

Numa sociedade global, competitiva e consumista como a nossa por vezes a honestidade é mal interpretada pelos pares. É vista como algo fora do “dito normal”. A sociedade de forma em geral, não aceita as pessoas honestas vê-as como um alvo a abater, pois, são consideradas uma ameaça porque a honestidade é uma das formas mais bonitas e fantásticas que só muitíssimas poucas pessoas a têm. Só quem honra o seu carácter, as suas ações e as suas palavras é que é honesto. Honestidade é ser verdadeiro logo, ameaça quem não o é.

Uma pessoa honesta é quem respeita mesmo quando é desrespeitado demonstrando uma grande capacidade de ser verdadeiro para consigo e para com o outro; age de forma certa e fazendo o certo mesmo sem ninguém falar nada e nem ver, é sincero, acredita em si no outro, luta pelos seus sonhos e objetivos sem deitar ninguém abaixo, admite quando erra e assume o erro, não julga nada nem ninguém, é simpático e cria empatia, é discreto e ético.

Todos nós precisamos deste tipo de pessoas ao nosso redor: em casa, trabalho ou grupo de amigos. As pessoas honestas transmitem-nos boas energias e pensamentos positivos, porque as suas conexões estão num nível elevado e supremo. As suas vibrações sentem-se há distância.

Devemos ser honestos mesmo que continuemos a assistir diariamente na nossa sociedade há corrupção deste valor. Só a honestidade e a verdade consegue construir um mundo melhor. Um mundo verdadeiro. Onde nos orgulhemos de ser honestos e não espertos e astutos.

De acordo com Chico Xavier:

“O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as próximas gerações. Uma corrompe a vida; a outra enobrece a alma.”

Patrícia Correia

Licenciada em Ciências Sociais - Minor em Serviço Social pela Universidade Aberta. Mestranda em Serviço Social na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Em descoberta do meu EU Superior. Formação em Terapias Holísticas: Reiki USui Shiki Ryoho - Nível III, Curso de Meditação - Praticante I e Formação de Instrutora de Yoga para Grávidas e Seniores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin