Dia 5: Como alcançar a Paz Interior sem fazer “quase nada”?

Muitas vezes costumamos definir a Paz como sendo a ausência de conflito, a ausência de guerra. No entanto, a paz pode ser redefinida como um estado de equilíbrio entre dois opostos. Como por exemplo, os equinócios da Primavera e do Outono são contrários e não entram em conflito um com o outro, bem como os solstícios de Verão e Inverno.

Costumamos ainda também definir ainda a Paz como um estado divinal sem limites em que tudo está bem, tudo está ótimo. Mas, pelo contrário podemos definir antes a Paz como um equilíbrio, um estado em que conseguimos aceitar a existência dos dois opostos ao mesmo tempo.

Sabemos todos que o mundo em que vivemos é um mundo feito de opostos: o bem e o mal, o desejado e o não desejado, o dia e a noite, o sol e a lua, o yin e o yang, o masculino e o feminino… A Paz não é um estado de um destes. A Paz não é apenas o dia nem a noite, nem o bem e nem o mal. A Paz é encontrada na aceitação existência simultânea destes oposto, porque  nosso mundo só existe mediante a existência destes opostos. Ao aceitarmos estes oposto entramos em paz connosco mesmos, com os outros e com o mundo.

Assim, é possível encontrar a Paz Interior sem fazer “quase nada”. Para atingir a paz interior podes fazer a seguinte meditação:

  1. Começa por fazer algumas respirações profundas para acalmar os pensamentos e emoções.
  2. Respira fundo pelo abdómen e relaxa o corpo com cada expiração.
  3. De seguida, visualiza uma balança e coloca no prato da esquerda tudo o que está mal na tua vida e no prato da direita coloca tudo o que está bem na tua vida.
  4. Independentemente do resultado aceita esse estado atual da tua vida. Não tentes fazer alterações, mas apenas reconhece esse estado e diz para ti próprio: “Eu estou em Paz”.
Rate this post

Francisco Manuel Batista

Sou um Ser na descoberta do Autoconhecimento. Fundei o Portal Universo do Conhecimento pois pretendo ser uma inspiração para todos aqueles que, assim como eu, querem evoluir, ser felizes, saudáveis, prósperos e aceder a/viver uma vida de infinitas possibilidades para o despertar de um novo Nível de Consciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin