Dia 18: A Importância de Observar

A observação é uma técnica de recolha de dados e acontece de forma naturista, permite o estudo de um fenómeno no seu habitat natural. Os investigadores nas suas demais pesquisas utilizam a observação para recolher dados sobre o que estão a investigar. E podem fazê-las através de três tipologias de observação: a observação participante: quando se está em contato direto; observação despercebida quando se passa despercebido e observação não participante existe quando não há interação com objeto de estudo.

Também se deve adotar esta técnica de recolha de dados e a sua tipologia de observação no processo interior de evolução e conhecimento.

É realmente importante saber observar neste caminho, pois, ao saber observar consegue-se ter as respostas às mais múltiplas questões da vida. Por vezes, são questões mal resolvidas do passado, de muitos e muitos anos e até décadas, que perseguem no aqui e no agora e que não deixam avançar, formando padrões comportamentais padronizados.

A partir do ato de observar é que se alcança a conexão com o universo. Se, observar com atenção consegue apreender as mensagens que recebe do universo. O universo fala nas diversas ações do dia-a-dia.

Por vezes, quando de manhã já se está atrasado para o emprego… E, claro vai num velocidade muito rápida no carro muitas das vezes superior ao que de lei é permitido; e às tantas, tem que se abrandar a velocidade… Ou, porque um carro ou um animal se coloca há nossa frente… Isto é, o universo a comunicar a avisar para abrandar a velocidade. Quantas vezes, pensa em telefonar a determinada pessoa e, pensa: já telefono… E claro, não se telefona. E, passados uns dias já nem se pensa no assunto… E, essa pessoa telefona… Mais uma vez, é o universo a comunicar… Sim, devia ter telefonado a essa pessoa. Ou, quando perde as chaves de casa… Procura-se em todo o lado: gavetas, bolsos dos casacos, malas, debaixo dos móveis… E nada… Não se encontra. Passados uns dias aparece como que por magia em cima da mesa… É o universo a brincar está a dar um presente do destino.

Tem que se observar com atenção os pequenos detalhes que ocorrem diariamente; sem razão aparente e nem sequer com significado plausível. Sem, a perceção destes aspetos nunca se vai conseguir atingir a felicidade plena e o valor da vida. A observação dá as respostas para conseguir satisfação e prazer, pois, só assim se adquire conexão própria e universal. Para encontrar bem-estar e paz de espírito que carece.

É essencial a importância do observar os pequenos detalhes para se remover o medo como obstáculo.

Patrícia Correia

Licenciada em Ciências Sociais - Minor em Serviço Social pela Universidade Aberta. Mestranda em Serviço Social na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Em descoberta do meu EU Superior. Formação em Terapias Holísticas: Reiki USui Shiki Ryoho - Nível III, Curso de Meditação - Praticante I e Formação de Instrutora de Yoga para Grávidas e Seniores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin