Chakras: Os Centros de Energia
Tudo nesta vida é energia. Energia que vai e que vem. Tudo o que pensamos ou fazemos é energia. Se pensamos e fizermos bem, o bem vem para nós. Se pensarmos mal ou fizermos mal, o mal vem para nós. Mesmo que seja só em pensamentos. A vida dá muitas voltas, e isso é verdade. É a energia que emanamos. Se for boa energia o universo devolve o dobro, mas se for má energia sofremos o dobro.
Esta energia provém dos centros de energia do nosso corpo, que são os chamados chakras. A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda de luz”. Cada chakra tem uma cor, uma designação e indica o estado físico, mental, emocional e espiritual de uma pessoa. Os principais chakras são sete e as suas cores são iguais às do arco-íris e desobstruem-se. O primeiro e o sétimo desobstruí-se na direção vertical e o segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto chackras desobstruem-se segundo a direção horizontal.
Cada um dos sete chakras do corpo tem uma denominação, sendo as seguintes:
- Chakra Raiz ou Primeiro Chakra (Muladhara Chakra): interpreta a supervivência de uma pessoa – a sua cor é o vermelho.
- Chakra Esplénico ou Segundo Chakra (SwadhistHana Chakra): analisa a duplicidade do mundo material – a sua cor é o laranja.
- Chakra Plexo Solar ou Terceiro Chakra (Manipura Chakra): exprime a nossa atitude e motivação perante a vida – a sua cor é o amarelo.
- Chakra Cardíaco ou Quarto Chakra (Anahata Chakra): representa o molde como edificamos sentimentos, emoções e intuições – a sua cor é o verde.
- Chakra Laríngeo ou Quinto Chakra (Vishuddha Chakra): desempenha a forma de comunicação e manifestação da clareza e transparência sem apreensão de juízos e sentenças – a sua cor é o azul.
- Chakra Frontal ou Sexto Chakra (Ajna Chakra): carateriza-se pela administração de informação e de receção chegada do exterior – a sua cor é o azul índigo,
- Chakra Coronário ou Sétimo Chakra (Sahasrara Chakra): exerce a conexão com o universo – a sua cor é o violeta.
É através dos chakras que se efetuam as trocas de energia. Eles consomem toda a energia. Quando os eles estão desbloqueados (equilibrados/alinhados) a energia flui, sente-se uma luz próximo da pessoa e uma sensação de bem-estar. Já quando estão bloqueados (desequilibrados/desalinhados) a energia não fluí, sente-se uma sensação de mau estar, a vida parece que não esta bem e, também não existe energia: mudam a forma da vida a termos de cognição, equilíbrio físico e mental, vitalidade e conexão.
Para os chakras estarem alinhados nada melhor que ser verdadeiro e não prejudicar ninguém. Mas, caso isso se suceda, deve-se ter a hombridade de pedir desculpas, aprender com a situação e seguir em frente. Deve-se ainda não cair nas armadilhas, praticar a assertividade, não mentir em atos, ações e/ou pensamentos e passear pela natureza, conectando-se com a Mãe-terra. Pois esta limpa e purifica não só o ar, como também o nosso corpo.
Mediante isto tudo, muita atenção ao que pensamos, fazemos e sentimos, pois tudo tem um retorno!