A Honestidade como parte da Essência

Hoje decidi falar acerca da honestidade, a qualidade de ser verdadeiro, não mentir, não fraudar e não enganar. 

A honestidade que aqui quero expressar, é aquela para connosco mesmo, é a coragem e a ousadia que precisamos ter para ouvir o nosso coração e agir de acordo. É perder o medo de Seres TU MESMO, independentemente da opinião alheia, é assumir a tua verdade, de acordo com o sentir do teu coração.

O teu bem-estar emocional está diretamente ligado à tua capacidade de ser honesto, mas mais importante que ser com os outros, é sê-lo contigo próprio em primeiro lugar. 

Passamos a vida a pensar, que honestidade é somente ser correto para com o outro. Com isto, queremos nos encaixar para agradar ao mundo, criamos a necessidade de fazer aquilo que é esperado de nós, e com este comportamento, criamos uma barreira à nossa própria capacidade de sermos honestos connosco e pior ainda, fugimos desta honestidade e achamos que o nosso sentir está errado, se foge áquilo que a sociedade impõe como certo ou correto. 

Desafio-vos a reencontrarem a vossa capacidade de ser honestos com vocês, busquem no vosso coração aquilo que vos faz sentido, aceitem-se como são, sejam verdadeiros com vocês, não mintam para vocês, não se fraudem e não se enganem a vocês próprios, assumam as consequências das escolhas que fazem em honestidade convosco.  

Porque no fim, só conseguimos enganar aos outros e não a nós mesmos.

Por mais que agente se tente enganar, fugir e tenhamos medo de nos assumir, o que só nos gera mal estar, doenças, insatisfação, depressão entre muitas outras coisas, sempre chega um momento em que a vida, te faz olhar para ti mesmo e te convida a ser verdadeiramente honesto, para te dar voz e te permitir expressar, e a partir daí conquistas a tua liberdade de Seres em honestidade com o teu coração, que é a tua ESSÊNCIA.

E é desta honestidade que o mundo precisa!

 

 

Marisa Patrocínio

Terapeuta de Desenvolvimento Humano e Coach na Vertente Psicológica. Acredito que todos nós dispomos de uma força interior motivadora, capaz de gerar uma transformação completa na nossa forma de estar na vida. Num momento de grande sofrimento interno, em que me perdi de mim mesma, fiz uso dessa força e encontrei o amor-próprio, o equilíbrio emocional, a paz de espírito e a harmonia comigo e com os outros. EU CONSEGUI, TU CONSEGUES!

Um comentário em “A Honestidade como parte da Essência

  • 2 novembro 2019 em 11:27
    Permalink

    É desta honestidade que precisamos, assumindo o que sentimos e sempre com verdade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin